JOIN: Rede Transnacional de Jovens Mulheres para uma Transição Ecológica, Justa e Social

O projecto Erasmus+ JOIN decorreu entre Março de 2022 e Fevereiro de 2024. Abaixo encontrarão a descrição do projecto. Em anexo a este artigo estão os materiais produzidos:

  • Relatório das propostas para os municípios desenvolvidas pelas equipas de jovens mulheres (e homens) em cada país participante.
  • Apresentação dos resultados do projecto
  • Relatório de Boas Práticas e Êxitos do projecto

JOIN é uma parceria entre quatro organizações de quatro países (ES, PT, EL, IT), sendo a parceira portuguesa a associação GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental. JOIN pretendeu criar uma rede transnacional de mulheres jovens em defesa da transição ecológica, justa e social. Para tal, quer desenvolver um ecossistema urbano-rural de conhecimentos e capacidades em quatro países, possibilitando trocas entre jovens com diferentes perspectivas, realidades e experiências. Este espaço de cooperação transnacional entre mulheres jovens será dinamizado de forma a permitir o desenvolvimento de processos conjuntos de participação e afirmação, gerando acções que promovam o empoderamento, a liderança e a acção cidadã e política das mulheres rurais jovens. Construirá um quadro favorável para conceber, inovar e promover iniciativas que apresentem soluções para os desafios socioambientais da nossa sociedade, e que apontem para cenários mais inclusivos, justos, equitativos e sustentáveis.

JOIN, a partir da conscientização, diálogo, participação e trabalho colaborativo, criará uma plataforma para conectar jovens mulheres rurais e urbanas para a reflexão conjunta, acesso à informação, interligação de lideranças rurais, criação de novos vínculos urbano-rurais, cocriação e inovação social. As dinâmicas desenhadas a partir da plataforma permitirão: 

1) Proporcionar a oportunidade de aprender novas experiências, gerar consciência e motivar a comunidade jovem a tomar as medidas necessárias sobre questões ambientais para ajudar a construir acções duradouras para as gerações futuras;

2) Informar e sensibilizar as jovens para a aplicabilidade das áreas STEAM (science, technology, engineering, arts and mathematics) e outras metodologias para um mundo mais justo; 

3) Identificar lideranças juvenis e gerar vínculos de cooperação nacionais e internacionais; 

4) Desenhar políticas para intervir na tripla lacuna: de género, territorial e digital, gerando um espaço de convergência e empoderamento das mulheres rurais para uma participação efectiva e liderança nos espaços de acção cidadã.

Para mais informações, contactem sementeslivres@gaia.org.pt

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental