Terramoturismo

Juntos contra o aumento das rendas e a expulsão das pessoas da cidade!

Posto de Terramoturismo no GAIA todas as Quintas-feiras das 19 às 21h*.

Aparece, informa-te dos teus direitos, contribui com a tua história, participa para juntos construirmos uma nova visão para a cidade de Lisboa, que não deixe ninguém de fora!

Gentrificaquê?
A gentrificação dá-se quando num bairro os residentes de menor poder económico são substituídos por outros de maior poder económico. Em Lisboa isto está a acontecer não apenas num, mas em todos os bairros do centro e até fora do centro. As rendas já subiram entre 13 a 36% desde 2013, e os preços de compra de casa em certas zonas subiram até 46%. Há cada vez mais famílias que têm que dedicar 40 a 60% do seu rendimento para pagar a sua casa, quando o desejável seria não passar dos 30%. Para esta situação contribuíram principalmente a nova Lei do Arrendamento, a Lei dos Residentes não Habituais, os Vistos Gold e a pressão turística que levou à conversão desenfreada de edifícios e apartamentos para fins exclusivamente comerciais em vez de habitacionais e/ou sociais. Actualmente estima-se que no centro histórico de Lisboa, onde vivem pouco mais de 25.000 pessoas, existam perto de 3.000 apartamentos em regime de alojamento para turistas, ou seja há pelo menos um turista por cada quatro residentes.

A visão de “terramoturismo” está a mudar o ambiente dos bairros históricos, transformando-os num “Portugal dos Pequeninos”. Mas o pior ainda é que esta visão de lucro rápido está a deixar muitas pessoas de fora. O trabalho que gera é largamente precário e sazonal, ao passo que contribui para a gradual expulsão das pessoas dos seus bairros.

Se vais ser despejado/a ou és contra os despejos:

Contacto SOS Despejos  –  920067403
stopdespejos@riseup.net
facebook.com/stopdespejoslisboa

Quem são as Redes e Associações de Apoio que trabalham as questões da gentrificação, impactos do turismo intensivo e o direito à habitação?

>> Rede de Solidariedade de Lisboa, pelos direitos à habitação, alimentação e saude — Email: redesolidariedelisboa@gmail.com  | Tel: 918 870 996  | Reúne todos os Sábados às 16h na Casa Amigos do Minho, Rua do Benformoso 244.
>> Movimento Morar em Lisboa, por uma nova política de habitação,  para uma cidade de todos — Website:  moraremlisboa.org | Email: info@moraremlisboa.org.
>> Associação Habita – pelo Direito à Habitação e à Cidade — Website:  habita.info | Email: habita.colectivo@gmail.com | Tem sessões informativas às terças feiras, das 18h às 20h na Rua dos Anjos 12F.
>> Posto de Terramoturismo do GAIA — Website: gaia.org.pt | Email:  lisboa@gaia.org.pt | Abre portas todas as quintas-feiras entre as 19h e 21h na Rua da Regueira nº 40, Alfama.
>> Associação do Património e População de Alfama  (APPA) — Website: pt-pt.facebook.com/appalfama | Email:   appa.alfama@gmail.com | Tel: 218 869 290.
>> Associação Renovar a Mouraria — Website: renovaramouraria.pt | Email: geral@renovaramouraria.pt | Tel: 218 885 203.

Estas e outras associações e pessoas indviduais juntaram-se numa plataforma nova: STOP DESPEJOS (Página FB)

NB: O documentário “Terramotourism” do colectivo artístico LeftHandRotation faz o balanço dos impactos do crescimento exponencial do turismo em Lisboa. Está disponível aqui. O colectivo tem editado muitos vídeos sobre a luta das pessoas pelo seu direito à casa, vê aqui.

Se queres também promover o tópico do terramoturismo, descarrega aqui os materiais:

Flyer Terramoturismo

Flyer STOP DESPEJOS

Cartaz “O que fazer em caso de sismo turístico” dos Left Hand Rotation

Cartaz do Posto de Terramoturismo no GAIA

*Rua da Regueira, 40, Alfama

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental