O que é o GAIA?

O GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) é uma associação ecologista, inovadora, plural, apartidária e não hierárquica. Foi fundada em 1996 em Lisboa e actua a nível nacional e regional com núcleos em Lisboa e no Alentejo. Para além de colaborar frequentemente com outras associações portuguesas, faz parte de várias redes nacionais, europeias e globais, entre elas a Plataforma Transgénicos Fora, o Climáximo, a Plataforma Salvar o Tua, a Campanha nacional e Movimento global pelas Sementes Livres, a Plataforma Não ao Tratado Transatlântico, a Plataforma No Patents On Seeds, a Campanha das Autarquias Livres de Petróleo e Gás e a Campanha Empregos para o Clima. O GAIA é uma ONGA (organização não-governamental de ambiente) com uma forte componente activista, que combina a co-aprendizagem D-I-Y com acções directas, criativas e não-violentas e promove o trabalho a partir das bases.

 

O GAIA aborda a problemática ecológica através de uma crítica ao modelo social e económico que explora e prejudica o planeta, a sociedade e as gerações futuras. Paralelamente, procura construir alternativas positivas para um mundo ecologicamente sustentável e socialmente justo.

 

clown.media

O GAIA é uma associação que foca as temáticas ambientais integrando questões sociais e políticas. Procura por isso informar e capacitar de forma activa, interactiva e criativa para sensibilizar e criar consciência sobre as raizes sociais dos problemas ambientais.

O GAIA investe também fortemente tanto na integração como na influência de outros grupos sociais, transformando o trabalho de lóbi e cooperação em pontos fortes do trabalho que realiza.

festa na horta 2009

O GAIA nasceu em 1996 como um núcleo universitário dedicado exclusivamente a assuntos ambientais. Após 3 anos de activismo, dentro e fora da Universidade, os seus membros tomaram consciência de que os assuntos que a associação defendia eram demasiado importantes para serem sujeitos às limitações de uma associação de estudantes. Em 2000, o GAIA registou-se como Associação Juvenil, legalmente independente da Universidade. O facto de se tornar independente permitiu uma participação activa nos temas das Alterações Climáticas e Globalização ao nível das bases e com um nível de crítica social que raramente se encontra noutras Organizações Não Governamentais de Ambiente. Em 2004, o GAIA registou-se legalmente como Organização Não Governamental de Ambiente e iniciou o processo para se tornar ONGA também no Registo Nacional.

Para conhecer melhor o GAIA ou participar nas reuniões e actividades, explora este site, aparece no nosso espaço ou contacta-nos!

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental