Plataformas

O GAIA faz parte de uma série de plataformas constituídas por associações, indivídos e colectivos com o objectivo de juntos enfrentarmos lutas específicas, partilhando recursos e energia activista.

Plataforma Transgénicos Fora

A Plataforma Transgénicos Fora defende uma agricultura sustentável orientada para a protecção da biodiversidade e do direito dos povos à soberania sobre o seu património genético comum. A Plataforma Transgénicos Fora é composta por pessoas que, em nome individual ou enquanto representantes de associações e outras entidades, oferecem o seu tempo como voluntários para uma luta que é de todos.

Plataforma Troca – por um comércio internacional justo

Os tratados de comércio livre promovidos pela Comissão Europeia como um incentivo às trocas comerciais e negociados com os EUA (TTIP), Canadá (CETA) e países da Organização Mundial de Comércio (TISA), visam sobretudo desregulamentar o mercado e proteger os interesses económico-financeiros privados colocando-os acima dos direitos das pessoas e do planeta. São alvo de forte contestação dos cidadãos e cidadãs devido ao secretismo das negociações e pelo facto de proporem uma alteração radical de aspectos fulcrais do estado social.

Esta plataforma está inserida na rede europeia de protesto contra os tratados de comércio livre.  Esta última recolheu mais de 3 milhões de votos para uma Iniciativa Cidadã Europeia que a Comissão Europeia insistiu em ilegalizar.

Plataforma Salvar o Tua

A Plataforma Salvar o Tua, fundada a 31 de maio de 2013, tem como missão proteger o Vale do Tua, região onde se situa um dos rios mais belos de Portugal, inserido numa paisagem única. A Plataforma Salvar o Tua está empenhada em alertar a sociedade civil e os decisores políticos para a incompatibilidade entre a barragem de Foz Tua e os valores protegidos pela classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Para levar a cabo a sua missão, a Plataforma realiza várias iniciativas, quer do foro jurídico, quer ações de esclarecimento da opinião pública para travar a construção da barragem de Foz Tua. A Plataforma Salvar o Tua é uma Associação de Defesa do Ambiente constituída por organizações locais, organizações ambientalistas e uma empresa vinícol.

Campanha Empregos para o Clima

A campanha dos Empregos para o Clima visa combater a precariedade laboral e climática e lutar por um mundo socialmente justo e ambientalmente são. A campanha propõe realizar esta transformação através da criação de emprego público digno e estável em sectores estratégicos, para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa na atmosfera.
O GAIA  concorda que é urgente agir para travar as alterações climáticas. Consideramos que o modelo económico capitalista é a causa principal da crise climática. Sabemos que a presente luta deve ser travada durante as nossas vidas úteis. O aquecimento global apresenta o maior desafio que a humanidade alguma vez enfrentou. Para ganhar uma luta desta escala, precisamos de nada mais nada menos do que um movimento de massas.

Consideramos que a inteligência política é produzida através da acção e da interacção, não com livros ou artigos. Sabemos que a Campanha “Empregos para o Clima” não é uma receita que resolveria todos os nossos problemas uma vez que cheguemos a um consenso. Em vez disso vemos esta campanha como uma oportunidade de nos ouvirmos, de ligarmos as nossas lutas e de construirmos uma verdadeira solidariedade.  Como todas as revoluções, a Campanha “Empregos para o Clima” é um trabalho em progresso que precisa da criatividade e capacidade de colaborar de todas as pessoas.

Plataforma No Patents On Seeds (Não às Patentes sobre as Sementes)

As organizações que animam a aliança No Patents On Seeds estão particularmente preocupadas com o número crescente de patentes sobre plantas, sementes e animais de criação, e o respectivo impacto nos agricultores, criadores, a inovação e a biodiversidade. Estas patentes representam novas dependências para os agricultores, criadores, produtores alimentares e consumidores. Têm que ser vistas como a apropriação indevida dos recursos básicos na produção agrícola e alimentar e ainda como um abuso da lei das patentes. Os subscritores da aliança apelam a um repensar urgente da aplicação da lei europeia das patentes na área da biotecnologia e da criação de plantas. Exigem ainda que se clarifique os regulamentos para a concessão de patentes de forma a excluir os processos de criação, o material genético, as plantas, animais e os alimentos deles derivados.

Uma das formas de luta desta plataforma tem sido a oposição colectiva de carácter jurídico contra patentes específicas (usadas como exemplo da insustentabilidade social e económica de patentes sobre a vida) como o pimento verde da Syngenta e as patentes sobre cerveja e cevada da Carlsberg.

Plataforma STOP Despejos

Esta plataforma existe para:

  • Parar os despejos.
  • Defender o direito à habitação.
  • Defender o direito das pessoas a permanecerem nos seus bairros.
Se estiver  para ser despejado /a da sua casa,ou conhece alguém que esteja, saiba que:

Não deve abandonar a casa nem assinar nada do senhorio;
Não deve deixar passar prazos de resposta: responda antes de 10 dias seguidos, não responda sem aconselhamento;
Há quem tenha lutado contra os despejos com sucesso, por isso não desista. Junte-se a outros e outras que já passaram pelo mesmo!
Deve rapidamente pedir informação a organizações que lutam contra os despejos, e que não se conformam.

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental