6 de MAIO – Horta com H grande (e Luta com L!) O 2º encontro da Sementeca no GAIA

Sábado 6 de Maio temos Horta com H grande (e Luta com L) no espaço do GAIA em Alfama*!

O segundo encontro da Sementeca vai assinalar a nossa solidariedade com a luta dxs camaradas em São Tomé e Príncipe contra a introdução de milho híbrido e/ou transgénico, um cultivo não nativo das ilhas, cujo processo decorre sem consulta popular ou testes prévios. Ao mesmo tempo vamos também aproveitar o tempo mais quente que se faz sentir e falar sobre a Horta de Verão.

Temos milho, feijão e abóbora – as 3 irmãs! para emprestar na Sementeca e entretanto a Rede de Sementes Crioulas do estado Oeste de S. Paulo (Brasil) trouxe mais variedade à Sementeca. Receberemos ainda camaradas do recém-criado Movimento Pró-Ambiente São Tomé e Príncipe que vão contar sua história e gostariam de aprender com a nossa experiência de luta contra monoculturas destrutivas do ambiente e do tecido social e económico. Vem conhecer isso tudo!

 

Programa:

A partir das 11h cozinhamos as favas que assinalam esta época, tragam as vossas para juntarmos à festa! Vamos ter também panquecas de batata, e outros petiscos da Polónia com a Catarina. Aceitamos voluntariis.

A partir das 13h estará pronto o almoço popular! Para este almoço aceitamos o teu donativo possível.

Entre as 14h30 e 16h00 vamos trabalhar em oficinas paralelas auto-organizadas sobre a horta de verão, sobre a problemática dos transgénicos e híbridos, e ainda técnicas agro-ecológicas de cultivo. Se calhar conseguimos em conjunto criar um cartaz dos cultivos de Maio!

Mesa 1: Origamis – fazer pacotes de sementes e blocos da sementeca.

Mesa 2: Horta de Verão: o que semear e o que colher; rega, truques e dicas;

Mesa 3: Composição de cartaz sobre as 3 irmãs (abóbora; feijão; milho) e de fichas sobre as variedades de milho, feijão e abóbora da sementeca.

Mesa 4: Ponto de informação sobre Transgénicos e a luta pelas Sementes Livres.

Entre 16h00 e 16h30 partilharemos a informação gerada nas várias mesas.

Pelas 17h00 retomamos o plenário e daremos atenção ao caso de São Tomé e Príncipe para ajudar xs camaradas a criar uma estratégia de luta. Vejam mais sobre o que se passa aqui e aqui. Uma camarada entrou em greve de fome há sete dias e precisa do nosso apoio!

Durante todo o dia haverá oportunidade para empréstimo e troca de sementes, e claro o convívio e a música não faltarão. E estamos sempre abertis aos vossos contributos e contentes com a ajuda que possam dar!

Até já na Sementeca!

Vê aqui o relato do 1º encontro

* Rua da Regueira 40, Alfama, Lisboa