Vem informar-te sobre as questões da soberania alimentar, sementes livres e agricultura ecológica, e capacita-te para te juntares aos guardiões e defensores das sementes!
O Acampamento Activo “Emergência da Semente” será um treino intensivo e holístico para defensores das sementes e de uma agricultura sã e justa. É uma continuação do mote lançado com o Encontro Internacional para a Soberania Alimentar e da Semente de 2013.
Contexto do Acampamento Activo EMERGÊNCIA DA SEMENTE:
Num momento em que as mega corporações querem controlar a nossa comida, com a ajuda de governos poderosos, é imperativo levantarmo-nos unidos para proteger a nossa comida, o planeta e uns aos outros.
Cada vez mais pessoas começam a estar sensibilizadas para as questões relacionadas com as sementes, a importância de preservar a biodiversidade e a necessidade de reconquistarmos a nossa autonomia, face às ameaças que enfrentam as sementes tradicionais: imposições de mercados globais, dificuldade de acesso a sementes tradicionais, restriçoes e leis coercivas para a produção e distribuição de sementes não-industriais e não-patenteadas.
Nós sentimos que há cada vez mais pessoas a quererem participar activamente na defesa das sementes e de uma agricultura mais sã e mais justa, muitas vezes sem saber como o fazer. Para partilhar os conhecimentos, técnicas e contactos das redes portuguesas, europeias e internacionais em defesa das sementes de forma a fazer crescer e fortalecer estas redes, resolvemos preparar este encontro “Emergência da Semente”.
PROGRAMA ACAMPAMENTO ACTIVO “EMERGÊNCIA DA SEMENTE”
- Como fazer uma campanha pela soberania alimentar e da semente
- Oficina prática de recolha e conservação de sementes tradicionais (Círculos de Sementes)
- Sementeiras e/ou Vermicomposto
- Contexto da privatização dos recursos naturais
- Apresentação do Projecto 270 e do Programa 21 Toneladas
- Leis e Tratados que ameaçam a Soberania Alimentar e da Semente
- O que é a Soberania Alimentar?
- Lei das Sementes e acordos internacionais sobre plantas e sementes
- Como criar e dinamizar redes na área da soberania alimentar e da semente
- Apresentação de exemplos de redes como Kokopelli, Seed Freedom, ZAD e Reclaim the Fields
- A biologia e ecologia da semente
- Visita a projectos locais
- Trabalho em grupo e comunicação
—–
Chegada: 6ª, 28 de Março a partir das 18h
Partida: Domingo, 30 de Março, 18h
Contributo para as despesas: 25 € (fala connosco se os € forem obsáculo)
Este encontro é organizado pela Campanha pelas Sementes Livres, GAIA e Projecto 270 no âmbito do Projecto Sementes para o Futuro, e parcialmente financiado pelo Prémio Terre de Femmes. Terá lugar em regime de acampamento com tendas próprias, na Costa da Caparica, no espaço do Projecto270. O Projecto270 tem infra-estruturas de apoio aos campistas.