Sábado, dia 1 de Abril no centro CO.RE em São Luís 10h30-16h30 com almoço convivial
Esta terceira oficina no âmbito do projecto de investigação-acção Diagnóstico Rural Participativo de Odemira convida novamente a população de Odemira a debruçar-se sobre questões do seu agro-território. Desta vez focaremos as questões das terras agrícolas: a sua (re)distribuição, as suas funções social e ecológica, o seu estado, o acesso às mesmas bem como a sua coordenação e a política fundiária em que esta última se insere. As seguintes perguntas guiarão os trabalhos colectivos:
- Como podemos caracterizar a estrutura de propriedade bem como o actual acesso, função social e ecológica e governança das terras agrícolas de Odemira?
- Que problemas podemos identificar relacionados com a distribuição das terras, o seu uso actual e a forma como estão a ser geridas?
- Que melhorias podemos imaginar para a distribuição e utilização das terras agrícolas em Odemira?
A Mesa Redonda conta com a participação de pessoas conhecedoras do agro-território de Odemira, tais como o arqueólogo Jorge Vilhena (por confirmar) e a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Gabriela Masson.
Inscrições fechadas por lotação completa. Qualquer informação contactem sementeslivres@gaia.org.pt